1. DIAGNÓSTICO
A fase de diagnóstico inclui 3 etapas: “Triagem Inicial”, “Recolha/Análise de informação em gabinete” e “Recolha de informação na exploração”. De facto, estas 3 etapas correspondem à identificação das Áreas Temáticas (AT) a tratar no serviço em causa, e à recolha de informação para caracterizar a exploração na óptica das AT.
-
1. Triagem Inicial
A Triagem Inicial, realizada pela CAP/ Organização de Agricultores (OA), visa identificar as AT que o Serviço vai abordar e limita-se, portanto, ao levantamento desta informação junto do agricultor.
-
2. Recolha/Análise de informação em gabinete
A CAP recolhe junto do IFAP a informação relevante para o aconselhamento a prestar e que está na posse deste Instituto. Disso são exemplo a informação que consta da “Caracterização da Exploração Agrícola (IE)" e os ortos e vectores associados às parcelas exploradas desse IE.
É emitido documento que identifica as AT a que o agricultor recorre e as principais características da exploração, que complementadas com o IE asseguram a descrição da exploração.
-
3. Recolha de informação na exploração
Esta etapa, que tem lugar na exploração do agricultor, em data previamente acordada, consiste na recolha, pela OA, da informação relevante em falta, mediante a realização do Inquérito de Campo (IC).
Uma vez terminada esta etapa, está reunida a informação necessária à produção do aconselhamento em causa, função das características da exploração.