Investigação & Desenvolvimento

Num contínuo estudo da evolução de pragas e doenças da região, a AVIPE procura as melhores soluções para a produtividade e a sanidade das uvas não sejam comprometidas.
Consideramos que a melhor solução passe sempre por uma resposta integrada entre conhecimento técnico, posicionamento do tratamento e comprometimento do agricultor.
As alterações climáticas e as evoluções genéticas e comportamentais das pragas e doenças questionam continuamente os modelos definidos para o progresso e determinação do surgimento da praga.
MONITORIZAÇÃO DE PRAGAS E DOENÇAS

A elaboração de estudos relaciona-se com o apoio à tomada de decisão. Procuramos com estes estudos perceber qual a evolução que a actividade está a ter em função das incertezas existentes, descontinuidades determinadas e qual a prospectiva calculada.
Consideramos ainda a inovação um factor determinante no sucesso da fileira. Dessa forma, estudamos as diferentes formas de inovação e tentamos perceber qual o impacto que terão no futuro.
ESTUDOS

A Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) foi criada com o objetivo de promover a conservação das castas de videira presentes naturalmente em Portugal. Tem a seu cargo a gestão do Pólo Experimental Central para a Conservação da Variabilidade das Videiras em Pegões. A AVIPE para além de dar assistência técnica, participa nos projetos de prospeção, conservação e seleção de castas de videira.
PORVID

Mais do que a detecção de novas pragas, importa saber de que forma influi na vida da videira e quais os custos que terão para o agricultor a sua solução.
Acreditamos que cada praga ou doença tem a sua solução ideal e não devem ser tratados com uma solução genérica.
Será a detecção e estudos dos ciclos de vida e comportamentos que poderão ajudar os agricultores na resposta eficaz.
DETEÇÃO DE NOVAS PRAGAS

A AVIPE tem efectuado diversos ensaios de campo com as diversas empresas do sector. Têm-se mostrado bastante interessantes estas acções devido à possibilidade de demonstração para o agricultor e para comportamento do produto na região.
Há já 3 anos que a AVIPE tem participado activamente na inserção do fenómeno do escaldão no seguro vitícola de colheita.
ENSAIOS DE CAMPO

A AVIPE tem participado em diferentes simpósios. Em novembro de 2014, no 1º Simpósio da SCAP & 7º Congresso da SPF, apresentou um poster "Afídeos associados à vinha, na região de Palmela: estudo de uma praga emergente"; em maio de 2016 participou no 10º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo com o poster "Amphicerus bimaculatus na cultura da vinha em Palmela, Portugal: contribuições para o estudo da sua bioecologia"; e mais recentemente em maio de 2019, no 11º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, participou com o poster "A aplicação de produtos fitofarmacêuticos e o comportamento do viticultor, na tomada de decisão: caso de estudo na região de Palmela."