Produtos Fitofarmacêuticos
Produto destinado à defesa das plantas e da produção agrícola. Na sua composição entram uma ou mais substâncias ativas responsáveis pela prevenção ou controlo dos inimigos ou organismos nocivos.
Na aplicação de produtos fitofarmacêuticos (PF) ter sempre em conta:
-
os princípios da Proteção Integrada;
-
a adoção de práticas e produtos com menor risco para a saúde humana e ambiente;
-
a utilização de meios alternativos de luta (como os biológicos, culturais, físicos ou biotécnicos);
-
a aplicação da dose mínima eficaz constante do rótulo e a alternância de PF de diferentes modos de ação, atenua a ocorrência de fenómenos de resistência.
Não esquecer que é necessário:
-
efetuar e manter, pelo menos por 3 anos, o registo de todos os tratamentos no caderno de campo;
-
o cartão de aplicador para utilizar PF de uso profissional;
-
ter licença de condução de trator agrícola válida ou o Curso para Conduzir e Operar com o Trator em Segurança (COTS), quando a aplicação é feita com recurso a um pulverizador acoplado ao trator.
Os agentes patogénicos adquirem e desenvolvem, com mais facilidade resistência aos PF que atuam num mecanismo especifico. Muitas vezes tem estruturas químicas similares, são produtos para aos quais existe frequentemente resistência cruzada.
A resistência cruzada ocorre quando um organismo se torna resistente, não só ao PF utilizado no seu combate mas também a outros PF com o mesmo modo de acção
Os grupos de resistência cruzada são designados por siglas, associados aos mecanismos de ação, normalmente com origem na designação anglo-saxónica, FRAC, IRAC e HRAC.