Projetos R&D


O projeto SmartProduce surge das necessidades encontradas pelos parceiros do projeto para desenvolver um sistema de apoio à decisão inteligente simples, eficiente, integrado e funcional para a gestão agrícola. As soluções atualmente disponíveis no mercado não oferecem muitos dos requisitos necessários, nomeadamente sistemas inteligentes de apoio à decisão que integram a recolha automatizada de dados agroclimáticos no campo com algoritmos de inteligência artificial de ponta adaptados para alertas automatizados, otimização e previsão da produção agrícola.

Projetos concluídos
O projeto COMPOSE PLUS aborda o desafio de como aumentar a quota das energias renováveis em zonas rurais e insulares e da zona mediterrânica. O projeto baseia-se na utilização de uma ferramenta desenvolvida que será adotada e transferida para as partes interessadas, capacitando-as assim para a absorção dos fundos da UE e da coesão no setor da energia. A integração das partes interessadas será conseguida através de cursos de formação desenvolvidos à luz da análise das necessidades das partes interessadas e dos novos quadros financeiros da UE.
O projeto embrace visa integrar os princípios da Economia Circular nas PME e organizações dos setores vitivinícola e agroalimentar na área MED, de forma a dar resposta aos desafios comuns que as PME enfrentam em toda a área MED. O principal objetivo da embrace é apoiar o processo de inovação na área de MED de acordo com o princípio da Economia Circular, capitalizando métodos e instrumentos através de um kit de ferramentas inovador, que será entregue através de prestadores de serviços.
A SusMedHouse tem como objetivo desenvolver uma estufa automatizada e sustentável para produzir culturas de alta qualidade, com tecnologia avançada e uma visão de agricultura de precisão. A demonstração será realizada numa estufa dividida com quatro sectores, que também serão divididas em subseções: convencional, convencional com painéis solares, Aquapónica e Hidropónica.
Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para a intensificação sustentável da vitivinicultura em Portugal, através de inovação tecnológica, centrada na mecanização da poda das vinhas para vinho e no aumento do teor de matéria orgânica do solo, que permita produzir "vinhos de uvas de baixa Pegada Ecológica e Carbono Zero".
O projecto REVINE, através de uma combinação de novos conhecimentos adquiridos a partir da fisiologia, patologia e genómica, juntamente com aplicações inovadoras em processos agronómicos e de reprodução, pretende provar que a aplicação de práticas de agricultura regenerativa em explorações agrícolas na área mediterrânica é capaz de preservar os recursos hídricos e a fertilidade do solo.









